Vejam algumas dicas de livros para ajudar a criança a passar por algumas fases!
Educar e ajudar as crianças a passarem por certas fases não é um trabalho dos mais fáceis.
Em algumas dessas situações de transição, muitos livros são nossos aliados e podem nos ajudar, e muito!
Selecionei alguns títulos por temas, para que fique mais fácil de vocês encontrarem o livro ideal para ler para seus pequenos!
Espero que gostem desses livros para ajudar a criança a passar por algumas fases!
Livros para ajudar no
DESFRALDE
Cocô no trono
Um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua espécie de cocô. Mas ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor ao apertar um botão sonoro.
O que tem dentro da sua fralda?
Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa do Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda do Ratinho. Uma grande surpresa os espera…
O que é que se faz com um penico?
Com este livro, o desfralde pode ser vivido de forma estimulante e natural. Brincando com imagens e colocando em movimento figuras do livro, a criança vai se divertir enquanto se familiariza com o penico e descobre as vantagens de usá-lo.
Livros para crianças que NÃO
QUEREM COMER
Diogo não quer comer!
A hora das refeições pode ser um problema para muitas famílias. Choro, reclamações, recusa em comer determinados alimentos etc. Tudo isso pode ‘tirar os pais do sério’. Preocupados com a saúde dos filhos, muitos pais acabam obrigando-os a comer depois de tentativas de convencimento infrutíferas. Esse livro conta a história de uma criança, Diogo. Que, como muitas outras, se recusa a comer os alimentos oferecidos, mas que gosta muito de comer doces. Tem por objetivo auxiliar os pais e/ou cuidadores a reduzir os problemas na hora das refeições.
Verdura? Não!
Mônica tem péssimos hábitos alimentares. Mas, com a ajuda de Raquel, uma menina muito legal e que gosta de comer bem, ela descobre a importância de ingerir alimentos saudáveis. O livro contém observações para pais e professores, dicas para o trabalho em sala de aula e sugestões de atividades interdisciplinares.
Amanda no país das vitaminas
Amanda era fraquinha e não gostava de comer frutas e legumes. Adorava guloseimas empacotadas, com corante e gordura, daquelas que se compram no mercado. Sua saúde era ruim. A menina não tinha forças para pular e correr. Um dia, caiu no gavetão da geladeira e descobriu o valor das vitaminas e a energia que elas fornecem ao nosso corpo.
A cesta de Dona Maricota
Em versos e rimas, os alimentos provocam uns aos outros, contando as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Livros para criança que NÃO QUER TOMAR BANHO
Camila não quer tomar banho!
Camila acha que tomar banho pode ser perigoso. E se ela encolher depois de se lavar? Além disso, ela já tinha tomado banho no dia anterior! Veja como ela muda de opinião após viver experiências desastradas e chegar a importantes conclusões.
Não vou tomar banho
O livro conta a história de uma menininha que não quer tomar banho, pois está ocupada demais brincando com os amigos pinguim, elefante e macaco. Mas à medida que cada um deles vai pulando na banheira, aí a coisa fica mais divertida!
Eu não quero tomar banho!
Eu não quero tomar banho! – gritou o pequeno tigre. – Tomar banho é divertido – falou a mamãe. Mas ele não concordava e foi brincar na floresta. O pequeno tigre ficou cada vez mais sujo e nenhum dos seus amigos se importava com isso, até ele encontrar o pavão…
Livros para criança
QUE FAZ
MUITA BIRRA
O Gritalhão
O livro conta a história de uma menina chamada Helena. Ela vivia com a família em uma casinha torta, num vale profundo, à beira de um rio azul. A vida de Helena era quase perfeita. Ela tinha talento musical, seu irmãozinho era tranquilo e sua mãe, bem divertida. Quase perfeita… É que o pai dela não conseguia conversar normalmente.
Tudo que dizia vinha em forma de berros: ONDE ESTÃO AS MINHAS BOTAS? ESTOU COM SEDE! […] Helena não se conformava com isso. Ela, um dia, depois de pensar muito, tomou uma decisão seríssima que mudou a sua vida e, mais ainda, mudou o comportamento de seu pai.
Rita, não grita!
Esta é a história de Rita, uma garota magrela que vivia fazendo birra e gritando por qualquer coisa. Ela vivia fazendo birra e tudo era motivo para reclamações e berros. Os amigos cansaram e desapareceram. Ninguém mais convidava Rita para brincar.
O reizinho mandão
Este livro conta a história de um rei mimado e mandão, que tanto implicou e deu broncas, que seu povo emudeceu com medo dele.
Livros para ajudar a superar
MEDOS
* Medos em geral:
Eu não tenho medo
De maneira singela e bem-humorada, este livro fala dos medos infantis e mostra como enfrentá-los. O autor apresenta vários medos comuns às crianças, como o medo do escuro, de se perder ou de levar bronca por ter quebrado algum objeto. Para cada situação, ele sugere uma saída: deixar uma luzinha acesa no quarto, ficar perto da mãe e ajudar a consertar o objeto que foi quebrado. O traço simples e as cores vibrantes chamam a atenção das crianças.
Gildo
Gildo é um elefante amável, simpático e, principalmente, muito corajoso. Ele se diverte em situações que deixariam muita gente com frio na barriga. Encara montanha-russa, avião, filme de terror e até cantar em público. Enfim, ele não tem medo de nada. Ou melhor, de quase nada. Existe uma coisa que deixa Gildo apavorado: bexigas! Sempre que é convidado para algum aniversário, ele faz o maior drama. Na noite anterior à festa, nem consegue dormir! Mas, um dia, o elefante descobre que elas não são tão assustadoras assim.
Chapeuzinho Amarelo
Nesse clássico da literatura infantil brasileira, o leitor conhece uma menina que morre de medo do medo. Porém, o que mais a apavora é o lobo, que ela nem conhece. De tanto povoar seus pensamentos, um dia, ele surge bem diante da garota. Ao encarar seu maior desafio, Chapeuzinho supera temores e inseguranças e descobre a alegria. A habilidade de Chico de combinar palavras e ideias torna a obra genial. As ilustrações ficaram a cargo de Ziraldo, e o resultado não podia se melhor.
* Medo do Escuro e de Monstros:
Vai embora, grande monstro verde!
O monstro verde, que dá título à obra, tem dentes afiados e olhos amarelos. Mas ele não surge logo de cara. A criatura vai se revelando aos poucos, conforme o leitor vai virando as páginas. Até que, quando o monstro aparece por completo, chega o momento de o leitor mandá-lo embora. Para fazer a fera desaparecer, basta fechar o livro! Por meio de recortes e uma ideia original, o premiado artista-autor Ed Emberley criou uma narrativa inspirada, que ajuda as crianças a espantar os monstros que habitam o mundo da imaginação.
Papai!
Com leveza e bom-humor, esse livro retrata o medo do escuro e dos monstros. No meio da noite, o garoto chama pelo pai, pois encontra um monstro verde em sua cama. O problema é que a criatura tem exatamente a mesma reação! Brincando com o ponto de vista do narrador, o autor mostra a importância da figura paterna para espantar os temores que povoam a imaginação das crianças. Destaque para a boa conexão entre texto e imagem. O autor, aliás, assina a história e as ilustrações.
Você não consegue dormir, Ursinho?
Ursinho morre de medo do escuro. Na hora de dormir, ele bem que tenta pegar no sono, mas o temor é maior que o cansaço. Nem mesmo com o maior lampião de todos aceso ao seu lado, Ursinho adormece. Até que o pai Urso encontra uma solução criativa, que tranquiliza o filho. A leitura prende a atenção das crianças, que ficam curiosas para saber o desfecho da história.
O escuro
Luca era um garotinho que tinha medo do escuro. Até que em uma certa noite, o escuro entra no seu quarto e convida-o para ir até o porão. Descendo até aquela parte mais sombria e medonha da casa, ele descobre que até os seus piores medos têm uma solução. Além de ilustrações muito divertidas, a narrativa é leve e fácil de entender. Ótimo para ler para o seu filho.
Medo de quê?
Selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na exposição “A imagem do medo”, na Galícia, Espanha. Nesta delícia de texto, a menina medrosa conversa com sua avó, que questiona a razão da neta ter tantos medos. Em certo momento, sem saber o que responder, a garota chega a inventar temores. A narrativa fluida é um convite ao pequeno leitor para que ele também avalie seus pavores, sejam eles reais ou abstratos.
Em uma das ótimas passagens do texto, a avó diz à neta: “Medo é uma coisa que inventam para fazer você parar. Parar de brincar, parar de cantar, parar de sonhar”.
O medo que mora em baixo da cama
Escrita em rimas, essa é a história de João que, antes de dormir, inventa de se assustar. Monstros terríveis surgem no quarto escuro. Mas, cheio de coragem e com uma lanterna na mão, o garoto descobre que as formas assustadoras são sua meia, o macaco de pelúcia e outros objetos. Assim, João descobre que o medo não estava sob a cama, mas dentro dele mesmo. As ilustrações dão o clima à boa narrativa, explorando tons escuros em um traço gótico.
* Medo de se separar dos pais
Um tanto perdida
A Corujinha dorme tão pesado que acaba caindo do ninho e se perdendo na floresta. Por sorte, o Esquilo logo se oferece para ajudá-la. O problema é que, embora prestativo, ele é bem atrapalhado. A Corujinha tem de descrever direitinho como é a sua mãe para que eles consigam encontrá-la. É o premiado Chris Haughton que assina o texto e as belas ilustrações. O livro faz sucesso no mundo todo e já foi lançado em mais de vinte línguas. A história, delicada e divertida, retrata o temor clássico das crianças de se separar dos pais.
2 anos - 3 anos - 4 anos - Acima de 4 anos - De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Dicas - Fases - Livros17/12/17By: Renata Pires